sexta-feira, 2 de abril de 2010

Um pálido reflexo...



Acho fantástico eu gostar de cor-de-laranja e haver quem goste de azul, verde, preto...

Eu gosto da Shakira e não percebo quem gosta de Quim Barreiros, mas aceito... Não obrigo ninguém a ouvir Shakira e não ouço Quim Barreiros.

Eu gosto da «Lua Nova» e há quem deteste e adore filmes que eu detesto. Tudo bem.

Eu gosto de dançar, de praia, de jogar às cartas, de jantar fora, de BD, de blogs e sou do Benfica. Há pessoas que não gostam de nada disto.

Eu aceito todos estes gostos e preferências diferentes das minhas, manifesto a minha opinião (sempre) mas não tento convencer ninguém a gostar do filme, da cor, da música ou qualquer outra coisa que gosto.

Mas não aceito, nunca aceitarei, e não quero aceitar, o racismo, a xenofobia, as injustiças que se passam no mundo, os maus-tratos aos animais, os abusos das crianças, o mal em nome de Deus, a pena de morte, a ignorância relativamente aos fatos históricos que nos conduziram aonde estamos hoje, e NUNCA aceitarei a indiferença a estes temas. Porque como diria Einstein «O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.»

Mas chega uma altura que se torna cansativo, que se instala uma exaustão e uma irritação constantes, que já não se suporta a condescendência, e, finalmente, chega a altura do silêncio, porque já não se tem mais nada para dizer, porque é altura de se atirar a toalha ao chão. E fingir, fingir que rimos das mesmas coisas e nos interessamos pelas mesmas coisas, afinal não queremos parecer amuados. E já não somos nós, somos a nossa sombra. Um pálido e desinteressante reflexo de nós mesmos.

(Eu gosto de ter um blog porque posso corrigir a minha dislexia sem ninguém dar por isso, porque não vejo o ar irónico de quem lê o que escrevo e porque posso concluir um pensamento sem ter que voltar ao inicio 30 vezes e porque só lê quem quer e principalmente porque é meu e escrevo o que me apetece). 

2 comentários:

F disse...

Deves ser como és, mesmo que isso às vezes faça parecer que tens mau feitio para quem não te conhece, e se ficares amuada também não faz mal, gostamos de ti assim. Agora nunca deixes que te tornem "num pálido e desinteressante reflexo"
Adoro-te como és (Céus, isto agora foi lamechas!)
Beijinhos

patricia disse...

Mokinha és uma pessoa autêntica, nunca deixes de ser assim, porque nós adoramos-te!