terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tratado de Lisboa


E lá entra hoje em vigor o Tratado de Lisboa! Fiquei contentinha...
Tal como a maior parte dos portugueses não sei bem o que lá diz e o pior é que se quisesse saber não sabia como, mas ultrapassado este pormenor, já que tem que haver um Tratado (e tem), que se chame de Lisboa e não de Madrid, ou Amesterdão, ou Oslo.


Os portugueses, no geral, têm tendência para sofrer de um nacionalismo bipolar, ora são acérrimos defensores da Pátria em merdas que não interessam ao menino Jesus e que só tornam a nossa sociedade mais mesquinha , ora são absolutamente depressivos, invejosos e inseguros em situações em que Portugal tem um papel positivo e importante. Ou é porque o assunto não interessa ao resto do mundo (temos que diminuir o acontecimento, baixa auto-estima colectiva), ou é porque não resolve os problemas deles, ou é porque há tanta coisa mal no país e andamos a gastar tempo e dinheiro em merdas (pessimismo colectivo, depois a coisa corre bem e andamos a pôr bandeiras à janela).


Impera em Portugal um pensamento pequenino, inferiorizado e pessimista que nos impede de ir para a frente como país! E se mudássemos isto? Esta forma de pensar? Que mal é que podia acontecer?


('tou um bocado asneirenta hoje... temos pena!)

3 comentários:

Portuguesinha disse...

Adorei a sua análise!

Tens razão. "Os portugueses, no geral (...) ora são acérrimos defensores da Pátria em merdas que não interessam ao menino Jesus e que só tornam a nossa sociedade mais mesquinha , ora são absolutamente depressivos, invejosos e inseguros em situações em que Portugal tem um papel positivo e importante. (...) temos que diminuir (...) baixa auto-estima colectiva (...), pessimismo colectivo, depois a coisa corre bem e andamos a pôr bandeiras à janela".

Nem Eça teria posto melhor!

Não achas triste que Eça (Queirós) tenha vivido lá no tempo dele e hoje ainda estamos a constactar que as críticas que ele tecia á sociedade portuguesa, sem esperança no futuro do povo, ainda parecem actuais?

Assusta!

PS: hoje não estás nada asneirenta ;)

Unknown disse...

Acho que a partir de uma certa altura histórica, dps do desaparecimento de D. Sebastião, a sociedade portuguesa começou a comportar-se assim. O que é estranho porque até essa altura eramos empreendedores e confiantes...

Enfim, cabe a nós e às gerações futuras mudar, trazer o velho espirito de volta :)

patrícia disse...

miguinha estou contigo. As gerações y e Z e outras seguintes...podem trazer um contributo importante para acabar de vez com esta "tacanhez lusitana"