quarta-feira, 22 de setembro de 2010

«Despaixão»

«Despaixão» - Sentimento de repulsa automática, sem qualquer razão que a provoque. Vontade de não ver a pessoa, de não estar na sua presença e de não falar com ela. Prazer em saber que não se vai ver o alvo da «despaixão», durante algum tempo. Tudo o que a pessoa faz é errado, irritante e com má intenção. Nada nela é interessante ou bonito. Vontade de manter distâcia física. 

Acho que a palavra «despaixão» devia existir na língua Portuguesa. É que eu não sei, mas acho que não sou a única a ter este sentimento que é, em tudo, o oposto da paixão. Não é, simplesmente, não simpatizar com alguém ou não gostar de alguém que nos causou algum dano, propositadamente. É um sentimento, quase instantâneo e sem motivo inicial, de «despaixão». 

A minha «despaixão» já dura há 3 anos...

Mamocas um bocado inflacionadas, não? Vamos ignorar... é a expressão da moça que pretende representar o texto, 'kay?

5 comentários:

Strategos disse...

Uma "despaixão" dessas parece ser bastante "pesada" de arrastar diariamente... Uma preocupação com irritação constante por alguém cansa mais do que uma atitude mais equinanime, não? Digo eu...

Quanto à jovem da foto, não pode ela beneficiar do elevado nível actual da Medicina Plástica e Reconstructiva?:)

Unknown disse...

Tento ignorar (e até vencer)a minha «despaixão» o máximo possível, mas há dias...

Quanto à jovem, parece-me que ela já recorreu à Medicina Plástica :))

Strategos disse...

Ambas opções viáveis para lidar com a questão. Mas talvez simplesmente aceitá-la, reconhecer que assim é, possa ser outra. Quando aceitamos que uma coisa é como é, que não se pode mudar e que é inútil tentarmos fazê-lo, isso pode "pôr uma pedra" no assunto. Falo de aceitação, não de resignação, que é uma versão mais simplista da verdadeira aceitação...
Dito isto, todos nós somos diferentes e vivemos as coisas de modo diferente, e não posso (nem devo) experimentar o que provoca e propela essa despaixão. Claro que há dias e dias.
Para já, tentar que haja mais dias bons que maus:)

Apesar de ser um fã da avassaladora capacidade de criação da Evolução Natural, terei que concordar que é muito mais provável que a jovem já tenha recorrido à MPR :) Era essa, aliás, a minha ironia inicial no post de 23/Set :)

Unknown disse...

Pensei que estavas a sugerir uma redução dos atributos da moça, lol ;)

Existe uma grande diferença entre aceitação e resignação, realmente. Eu ando a treinar a aceitação, mas não 'tá fácil :)

Strategos disse...

Com a estructura física dela, ou reduz o peito ou mete umas placas de titanio na coluna...:)

Claro que não é fácil. Se fosse, não lhe davas valor:)