domingo, 30 de setembro de 2012

Fico sempre na dúvida...

 ... sobre o que fazer quando percebo que uma pessoa está de olho para prejudicar outra.

Esta situação está-me sempre a acontecer no trabalho e já me cansa, sinceramente.

Curiosamente não é a competição que causa este comportamento mas sim a «ciumeira» e/ou a inveja. 

Inveja porque o trabalho da outra pessoa é elogiado e tem que se tentar miná-lo..

Ciúmes porque chega alguém novo e é bem aceite e há que acabar com isso, não vá essa pessoa passar a ser mais «gostada».

Se são pessoas distantes opto sempre pelo silêncio mas quando são pessoas mais próximas fico sempre na dúvida. Por um lado sinto-me mal em saber o que se passa e não avisar uma pessoa, que gosto, do perigo que corre mas por outro lado não quero pôr lenha na fogueira, e assim, decida o que decidir, sinto sempre que agi mal. 

Normalmente tento dar conselhos gerais, sobre andar de olho aberto, e não dizer nomes, mas tenho medo de ser mal interpretada e levar a pessoa a desconfiar das pessoas erradas, é que curiosamente as tais pessoas ciumentas e/ou invejosas até são muito fofas e acessíveis para com a pessoa que querem tramar.

E o engraçado é que essas pessoas não percebem (ou não querem perceber) que as suas atitudes nascem desses sentimentos menos nobres e auto convencem-se que a pessoa que eles querem prejudicar é realmente uma pessoa terrível e que estão a fazer um favor aos outros ao mostrá-lo.

E o pior disto tudo é que algumas das tais pessoas inseguras/ciumentas/invejosas até têm outras qualidades e eu até acabo por gostar delas, embora não suporte esta faceta da sua personalidade.

Às vezes, sinto que a Humanidade não passa de um infantário gigante cheio de criancinhas a lutar pela preferência da educadora, pela popularidade entre os amigos e a tentarem excluir os recém-chegados do grupo...

Sem comentários: