segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Assim de seguida...

... assisti a 2 documentários que me relembraram como a Humanidade ainda tem um percurso muito, muito longo, até conseguir alcançar a paz.

Um era sobre o fascismo na Rússia, de hoje em dia, e era impressionante! Curiosamente, o país que mais vidas perdeu às mãos de Hitler é hoje o país com mais seguidores das ideologias do mesmo - cerca de 10% da população russa da época (18 a 20 milhões - 7 milhões civis) percereu devido à guerra.

Mas mais chocante que a quantidade de fascistas é a aceitação que têm por parte de grande parte da população e do governo. 

Os assassinatos de imigrantes são muitas vezes ignorados pelas autoridades, o assassinato de uma criança de 9 anos, com 11 facadas, teve uma condenação de 7 anos de prisão, porque foi considerado um crime de hooliganismo e por isso um crime menor, circulam na net videos de assassinatos e tortura a imigrantes por parte desses grupos, mascarados com as vestes dos Ku Klux Klan e com a cruz suástica, para além de outros vídeos nojentos. 

Profundamente preocupante e dececionante (e revoltante).

O outro era sobre as repercussões da crise na Grécia e dos 7% de votos que a extrema-direita alcançou nas últimas eleições, focando a sua campanha na culpabilização dos imigrantes por todos os problemas do país

É sempre muito mais fácil encontrarmos bodes expiatórios para o nosso fracasso do que assumi-lo.

Sem comentários: