quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Esmiuçando as declarações de José Saramago



«Biblia é manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana»

"O Deus da Bíblia é vingativo, rancoroso, má pessoa e não é confiável"

"Na Bíblia há crueldade, incestos, violência de todo tipo, carnificinas. Isso não pode ser desmentido; mas bastou que eu o dissesse para suscitar esta polêmica"

«Saramago, não te ensinaram a ler a Bíblia como deve ser! »

É assim, tu podes escolher - «olho por olho, dente por dente» ou então «dá a outra face»! Podes ler o Velho Testamento ou o Novo!

Podes ler os Salmos, e o amor e tal ou a destruição da Torre de Babel, de Sodoma e Gomorra, as pragas do Egipto, a parte em que Deus manda que as cidades dos heteos, dos amorreus, dos cananeus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus sejam destruídas (oi, que raio de nomes são estes?! Realmente há que acabar com povos com estes nomes!), e que cada homem, mulher e criança (e animal) seja morto (estava mal-disposto... ah, não, é que ele naquela altura tinha um povo escolhido, e eles não se davam muito bem com estes povos de nome estranho, quem eram? ah, pois, os judeus, é isso! O pessoal que escreveu a Bíblia, hum... curioso...).

No fundo, a Bíblia é um livro muito fixe, em que tu podes escolher o que mais te agrada. É assim tipo um livro sobre nutrição que defende o vegeterianismo radical num capítulo e o que o consumo de carne é essencial noutro capítulo, e depois tu escolhes o que mais te agrada!!

Não te podes prender com factos insignificantes como a história das mulheres serem as culpadas de tudo, e que vêm de uma costela do homem, nem com o pormenor do tal povo escolhido poder matar os outros todos (porque eles eram maus, muito maus, tipo os palestinianos), nem com a parte que Deus pede o sacrificio do filho a um senhor (seria Abraão?) para depois dizer que era brincadeirinha, um testezito pá. Naaão, é que se ligares a esses pormenorezinhos, claro que vais ser ateu! E depois vais andar aí a dizer disparates que vão fazer as outras ficarem nervosas, e porquê? Porque se não acreditarem na Biblia vão achar que morrem e pronto, finito, bye bye, caput, fim de história. Achas bem?

Ainda bem que quase ninguém vem ler o que escrevo e quem vem já me conhece, ou tenho um feeling que ia ter muitos comentários... humm, não amigáveis, digamos.

1 comentário:

F disse...

Ainda bem que não és uma escritora conhecida, que ganhou um prémio nobel e assim... senão tavas tramada! Só tu para me fazeres rir!