sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tudo muda, constantemente...

Há uns três anos assisti a uma palestra que gostei muito, era sobre vendas e empresas mas houve uma coisa que nunca me esqueci e que acho que tem aplicação na nossa vida geral.

Era mais ou menos isto: tudo tem uma Primavera (inicio), Verão (auge), Outono (declínio) e Inverno (fim). A ideia é que quando as coisas estão no seu auge têm que ser mudadas e só assim se evita o declínio e a sua extinção. É assim com Impérios, com grandes empresas, com pequenos negócios, mas também com relações, casamentos, amizades, com tudo.


A mudança não tem que ser drástica, consiste apenas em percebermos que nada é inerte, tudo muda constantemente, e adaptarmo-nos. Quando algo está no seu auge tentamos manter como está, para não estragar, mas como a mudança é constante a partir daí a situação começa a piorar.

Esta ideia fez-me total sentido, foi como ouvir algo que já sabia mas tinha-me esquecido. Eu sou muito assim e faz-me confusão quem não é, eu estou sempre a pensar em como melhorar algo no trabalho, na minha vida pessoal, na minha personalidade, em tudo.

O segredo está em ser assim sem stressar e aproveitando o momento (juntar o melhor da filosofia Oriental e Ocidental)... falta-me a parte do não stressar...

(A palestra foi conduzida pelo Carlos Alberto Júlio, que tem dois livros lançados em Portugal, e teve muitos outros pontos de interesse.)

Sem comentários: