segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Viver o dia presente...

... pensando o menos possível no dia seguinte é um dos segredos para a felicidade... mas é tão difícil!

Pelo menos para quem tem uma personalidade como a minha é muito complicado, chega a raiar o impossível. 

No outro dia vi uma entrevista ao Steven Spielberg e ele queixava-se que precisava de conseguir prever todos os passos do que ia fazer no dia seguinte para se sentir bem e identifiquei-me imenso com o que ele disse.

Acho que a necessidade excessiva de saber hoje o que vou fazer amanhã é um dos meus defeitos mais difíceis de mudar, curiosamente este defeito só se verifica no futuro próximo, isto é, tenho uma necessidade excessiva de prever a minha vida nos tempos próximos mas não sou de me preocupar com o futuro mais distante.

E o mais irritante é que eu sei que isto é um disparate profundo porque mesmo que eu saiba o que vou fazer, e como o vou fazer, algo inesperado pode acontecer e mudar tudo. E além disso também sei que é o inesperado, o diferente, o novo, que impulsiona a nossa vida para a frente, mas mesmo assim não consigo, sofro imenso quando não consigo prever como vai ser o dia seguinte, a semana e o mês. 




Sem comentários: