segunda-feira, 7 de maio de 2012

Amanhã...

... lá interrompo outra vez as férias e estava a pensar há pouco num senhor na casa dos 50 que às vezes encontro no meu part-time. É um senhor desempregado que vai lá fazer uns biscates esporadicamente.

Acho sempre muito triste quando vejo pessoas desta idade desempregadas e vejo mais do que gostaria. Parece que têm a derrota marcada nas linhas do rosto, os ombros não se endireitam e o olhar raramente se cruza com o nosso. São pessoas que se sentem isoladas, à parte, sem esperança e sem alegria. O que é compreensível porque nada deve ser tão dificil como olhar para trás e pensar-se que se viveu em vão, que não se construiu nada e que, possivelmente, o que está para vir será pior do que o que se viveu até então.

É por isso é que o que importa é o caminho e não o sitio onde se chega.

É lugar comum dizer isso e é comum que todos concordemos com a ideia. Mas, na realidade, quase ninguém vive por ela. Todos nos focamos nos objetivos que temos e não no nosso dia-a-dia e se esses objetivos falham, quando já não temos (ou achamos que não temos) tempo para recomeçar, a tristeza e desesperança instalam-se.

Aproveitar o bom que há no caminho... esse é que é o caminho.


1 comentário:

Me disse...

Concordo plenamente contigo miga, mas é tão dificil... :(