segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Apanhados pela História...

Acho que cada geração julga que escapou à História, que o seu tempo é diferente, que o que é ensinado nas aulas (para quem as ouve) ou o que vêem em documentários ou filmes de época são contigências do fraco desenvolvimento da época e que o seu tempo é desprovido de mudanças bruscas e tremendas.

Mas nada é tão imutável como a mudança no nosso mundo, somos levados ao engano, por vezes, por décadas de aparente estabilidade.

Mas, antes da maior parte das mudanças, existem sinais, só não os queremos ver.

No fundo, agimos como sociedade como agimos como indíviduos, fechamos os olhos ao que não queremos ver até ser tarde demais e já estarmos numa situação irreversível e, aparentemente, surpreendente.

Na história da humanidade os povos mais ricos não continuaram ricos para sempre, os impérios sempre tombaram, os regimes políticos e as religiões sempre mudaram, revoluções sempre aconteceram, economias sempre caíram e outras levantaram-se em seu lugar.

Desde que o Homem tem memória tudo sempre mudou, pelo menos externamente, interiormente nem tanto, infelizmente, a ganância e a ânsia pelo poder sempre comandaram a maior parte dessas mudanças. 


Sem comentários: